Hoje em dia, com o avanço da medicina veterinária e o aumento da expectativa de vida dos animais de companhia, agora chamados pets, aumenta-se também o número de diagnóstico de doenças, entre elas as doenças oftalmológicas. A cegueira atinge uma porcentagem considerável de animais senis, e grande parte poderia ser evitada com diagnóstico precoce e tratamento correto de algumas afecções.

Diversas são as doenças oculares que afetam os cães e gatos, entre elas estão as alterações palpebrais, ceratites ulcerativas e não ulcerativas, uveítes, glaucoma e catarata, sendo que muitas delas podem levar à cegueira. Um diagnóstico preciso, acompanhado de um tratamento específico e eficaz são fundamentais para garantir uma boa recuperação da enfermidade.

A consulta inclui a avaliação das estruturas oculares com iluminação direta e magnificação, teste da lágrima de Schirmer, colorações específicas como fluoresceína e rosa bengala, oftalmoscopia direta e mensuração da pressão intraocular. Dispõe-se ainda da realização de exames complementares de fundo de olho e fisiologia retiniana, tais como oftalmoscopia indireta, fotografia de fundo, eletrorretinografia e teste de resposta foto-pupilar, quando necessários.

Os procedimentos cirúrgicos são realizados em sala cirúrgica com anestesista especializado, contemplando cirurgias de plástica ocular, microcirurgia de córnea e cirurgia de catarata com implante de lente intraocular.

 

Entre em Contato