Nos dias atuais, os animais se tornaram membros da família e com papel imensamente importante nos nossos laços afetivos, de tal forma que os cuidados perante a eles vêem aumentando e se disseminando na população, lhes trazendo maior qualidade de vida e longevidade.

            Tudo isso tornando também a Nefrologia, ramo da medicina responsável por diagnóstico e tratamento de afecções do trato urinário como um todo, algo extremamente importante para os cuidados com nossos animais. O sistema urinário é formado pelos rins, ureteres, vesícula urinária (bexiga) e uretra, todos eles possuindo papel na eliminação da urina e de seus constituintes. Os rins, através de suas funções de filtração, excreção e reabsorção, são responsáveis pela manutenção do equilíbrio e volume de líquidos orgânicos, ao eliminarem eletrólitos e toxinas. Eles também possuem papel importante na produção das hemácias (glóbulos vermelhos), através da produção do hormônio chamado eritropoietina.

            Portanto quando uma dessas funções está alterada, ou há alteração nas estruturas que transportam a urina até ser eliminada, o organismo sofre sistemicamente levando o animal a um quadro grave necessitando de intervenção médica. O conjunto desses fatores mostra, em  resumo, a importância da Nefrologia na vida tanto dos humanos quanto dos animais.