A Fisioterapia é a ciência que estuda, previne e trata os distúrbios cinéticos funcionais, gerados por alterações genéticas, traumas e doenças adquiridas. Ela utiliza a análise dos movimentos e da postura, aplicando agentes físicos com o objetivo de promover a saúde ou mesmo reabilitar o paciente. O controle da dor e a melhora da qualidade de vida são objetivos primordiais da reabilitação.

 

 

A fisioterapia pode ser indicada em diversos casos, entre eles:

 

- Alívio de dores agudas e crônicas, que podem causar imunossupressão, inapetência, caquexia (dor é associada com estresse, influenciando no metabolismo de carboidratos, proteínas e gordura, além de diminuir o consumo de alimento).

A dor também pode levar ao desuso de membros (animais levantam a pata, quando com dor) e interfere diretamente no bem estar do paciente.

-Processos inflamatórios: A redução da inflamação diminui o tempo de recuperação e em muitos casos está associada com a redução da dor . Com a fisioterapia, é possível diminuir o uso de analgésicos e antiinflamatórios, que podem causar problemas com seu uso crônico.

-Atrofias: tratamento ou prevenção de atrofias de músculos, cartilagens, ossos, tendões e ligamentos.

-Pós-operatórios ortopédicos e neurológicos, com objetivo de eliminar ou reduzir sequelas, E diminuir a utilização de medicamentos. Auxilia a regeneração óssea, a preservação das articulações não acometidas, diminuindo a dor e inflamação. Contribui ainda para reduzir o tempo de recuperação.

-Na Geriatria atua melhorando a qualidade e a expectativa de vida, trazendo conforto e bem estar ao paciente.

-Finalmente, a fisioterapia pode ser aplicada para a melhoria da condição física geral , incluindo o emagrecimento, a condição cardiovascular e o fitness.


O EVET oferece um serviço de fisioterapia completo, com veterinários fisiatras prestando um serviço de alta qualidade aos seus pacientes.

Dentro das modalidades oferecemos:

- Termoterapia e Crioterapia;

- Uso de aparelhos: eletroterapia (TENS E FES), magnetoterapia, laserterapia, ultrassom, fototerapia entre outros;

- Massoterapia e Vibroterapia;

- Cinesioterapia – exercícios terapêuticos, alongamentos, programas de fortalecimento;

- Hidroterapia – natação e esteira aquática;

 

Entre em Contato