A endocrinologia e metabologia é uma especialidade que estuda o sistema endócrino e suas secreções específicas, os hormônios.

Os hormônios são substâncias liberadas na corrente sanguínea e que exercem ação reguladora (indutora ou inibidora) em outros órgãos ou regiões do corpo. Em geral, regulam o crescimento, o desenvolvimento, a reprodução e as funções de muitos tecidos, bem como os processos metabólicos do organismo.

A especialidade vem ganhando projeção, com o passar dos anos, pois as desordens por ela tratadas vêm aumentando sua prevalência entre os animais.

Muitos proprietários consideram seu animal saudável pelo fato de comer bastante, ter apetite e tomar água em grande quantidade. No entanto, essas já podem ser manifestações clínicas que denunciam uma possível disfunção hormonal. Outras mudanças, como ser mais sonolento, buscar o sol, comer pouco e ganhar penso, alteração na pelagem, aumento do volume e frequência urinária, cegueira e perda de peso repentina, convulsão, alteração do cio, infertilidade ou aumento da libido, fraqueza e desmaios também podem indicar alteração no sistema endócrino.

Normalmente as alterações hormonais acometem adultos e idosos, porém filhotes e jovens também podem apresentá-las. O diagnóstico das doenças hormonais consiste nos achados clínicos e exames complementares, portanto o acompanhamento periódico com médico veterinário permite que as doenças sejam percebidas e tratadas precocemente, melhorando seu prognóstico e a qualidade de vida do animal.

 

Entre em Contato