A cardiologia é a área da veterinária que estuda as alterações do músculo, válvulas e dos tecidos de condução do coração e de suas conseqüências clínicas. Estas alterações podem causar diversos sintomas, como cansaço fácil, tosse e desmaios.

Com a evolução da doença cardíaca os animais podem desenvolver insuficiência cardíaca e apresentar alterações mais graves como edema pulmonar, ascite (líquido na cavidade abdominal).
As doenças cardíacas nos animais geriátricos ou idosos, podem surgir entre 9 e 11 anos, entretanto, outras cardiopatias poderão também surgir durante a vida do animal e quando corretamente diagnosticadas e tratadas, podem permitir ao animal uma excelente qualidade de vida.
Os proprietários de cães devem ficar atentos a algumas manifestações como: apatia e intolerância ao exercício físico, redução de apetite, e com isso, diminuição do peso corporal. Outros sinais clínicos comuns nestes pacientes são tosse, dificuldade respiratória, língua arroxeada ou azulada, desmaios (síncopes) ou tonteira, distúrbios no crescimento em filhotes e no desempenho de cães atletas.

 

Entre em Contato